Importância do curso profissionalizante para o mercado de trabalho

Muita gente não sabe, mas a importância do curso profissionalizante vai muito além de uma simples qualificação profissional.

Mais do que uma forma de enriquecer o seu currículo, esse tipo de formação também abre portas para uma série de novas oportunidades no mercado de trabalho.

Segundo o Ministério da Educação, entre os anos de 2009 e 2014, a procura por essas especializações cresceu cerca de 70%. Esse aumento é gerado por uma série de fatores.

Além de serem mais curtos, esses cursos também exigem um baixo investimento, o que é ideal para quem deseja melhorar seu perfil profissional, ou, mudar completamente de carreira.

 

Vantagens de fazer um curso profissionalizante

Ter um curso profissionalizante proporciona uma série de vantagens, tais como:

  • Maior atualização frente ao mercado de trabalho

O mercado está em constante mudança, principalmente por conta da Era Digital. Para ficar por dentro de todas as tendências que surgem diariamente, é essencial se profissionalizar.

Através dessas formações que é possível melhorar o seu conhecimento em nichos específicos de cada área, fazendo com que o seu perfil profissional se torne mais atrativo para as empresas e empregadores.

  • Cria uma rede de networking

Outra vantagem que revela a importância do curso profissionalizante é a criação de networking. Ao fazer esse tipo de especialização, você tem contato com pessoas que estão diretamente ligadas a sua área de interesse.

Ter esses contatos é fundamental para quem deseja divulgar suas habilidades, bem como expandir os horizontes. Com a criação dessa rede, você abre portas para novas oportunidades de trabalho.

  • Otimização do tempo

Ao contrário de um curso superior que exige muito do tempo do estudante, o profissionalizante permite que ele otimize o seu tempo. Ele tem uma carga horária menor, que é ideal para quem precisa trabalhar e estudar.

Além disso, é possível encontrar instituições que oferecem essa modalidade de forma online. Dessa forma, você consegue se especializar, sem precisar se desdobrar para dar conta da rotina corrida do dia a dia.

  • Redireciona a sua carreira

Muitas pessoas, após anos em uma carreira, percebem que ela não é exatamente aquilo que ela de desejava. Uma das vantagens que mostra a importância do curso profissionalizante é que esse tipo de curso permite que você redirecione a sua atuação, ou até mesmo, que você recomece do zero em uma nova área.

Esse é um grande diferencial, tendo em vista que se realocar no mercado sem qualquer tipo de especialização é uma tarefa quase impossível.

Ao se especializar, você te a oportunidade de ingressar em uma nova jornada profissional.

  • Ensina a lidar com novos desafios

A estagnação não é nada saudável para os profissionais que desejam crescer e se destacar em sua área de interesse.

Isso porque, ela faz com que você não saiba lidar com desafios e novos obstáculos. Nesse sentindo, o curso profissionalizante é uma excelente ferramenta de aperfeiçoamento.

Com ele, você aprende coisas sobre um novo nicho completamente diferente, e, assim, se torna mais preparado para encarar todos os percalços que possam surgir. 

 

Quando devo fazer um curso profissionalizante?

Não existe uma idade limite para quem deseja se profissionalizar. Você pode fazer esse tipo de formação a qualquer momento da sua carreira. Não importa se você é recém-formado, ou está há anos no mercado, essa especialização irá fazer toda a diferença na sua carreira.

Agora que você já sabe a importância do curso profissionalizante, não deixe de buscar uma especialização que se encaixe nas suas necessidades e metas. Uma excelente dica é pesquisar pelos cursos que estão em alta, para ter uma noção mais ampla das demandas do mercado.

Compartilhe nas redes sociais

Twitter
Facebook
Google+
WhatsApp
Imprimir