CONHECIMENTO

CONHECIMENTO: 04 TÉCNICAS PARA MEMORIZAR E RETER MAIS.

21 de Maio de 2018.

 

            No início da minha vida de estudante, sempre tive muita dificuldade em memorizar e aprender algumas disciplinas da época e com o passar dos anos aprendi a gostar de estudar assuntos que me chamavam atenção e geraram com o passar dos anos muitos resultados.

 

Mas não basta apenas gostar do assunto que vamos estudar, temos que fazer isso da forma correta e buscar conhecimento com especialistas para que possamos se esforçar menos, mas gerando muito mais resultados, ou seja, sendo mais eficiente no método de estudo e foi o que eu fiz. Aprendi 04 técnicas para memorizar e reter mais conteúdo que mudaram completamente minha vida e minha forma de estudar para muito melhor.

A sigla que vamos memorizar agora é a IRA (Impressão, Repetição e Associação).

 

IMPRESSÃO

            A impressão é uma das primeiras técnicas que devemos ficar atentos, pois é nela que vamos ter o contato visual com o conteúdo que precisamos aprender e para retermos mais conhecimento.

            A partir do momento que estiver na frente do seu conteúdo mantenha o foco e a concentração, para que você olhe e grave o conteúdo estudado como se estivesse filmando, fotografando e gravando na sua mente o que está olhando.

            Muitas pessoas não conseguem por que, na hora do estudo, permitem que algumas distrações, como pensar em outra coisa, mensagens em redes sociais, ligações não importantes atendidas, ou seja não estão comprometidas de verdade com elas mesmos.

 

REPETIÇÃO

            “A repetição é a mãe do aprendizado”, essa é uma das melhores e mais verdadeiras frases que coloquei na prática e que funcionou muito, tanto na hora de aprender o que eu quero, quanto na hora de ensinar para meus alunos e para meus colaboradores nas minhas empesas.

            Na hora que decido ler um livro ou um conteúdo específico eu utilizo a repetição, seguindo essas etapas: 1º. Faça primeiro uma pré-leitura, ou seja, leia de forma rápida e em silencio, movimentando apenas o seu globo ocular; 2º. Faça a segunda leitura de forma mais atenciosa, grifando ou sublinhando os pontos mais importantes e anotando algumas ideias que surgem durante essa leitura para utilizar na sua vida e seus negócios; 3º. Faça uma pós-leitura, relendo esses pontos mais importantes e as ideias que surgiram durante a segunda leitura e que foram anotados por você; 4º. Faça um resumo do que realmente aprendeu, seja em um caderno de resumos ou direto no seu aparelho eletrônico, mas é muito importante fazê-lo, pois você colocará em ação escrita o que conseguiu internalizar com esses conteúdos; 5º. Após todas essas etapas sempre faço um gráfico para organizar todas as ideias importantes adquiridas no conteúdo estudado e para saber o passo a passo que terei que seguir de forma mais organizada.

 

ASSOCIAÇÃO

            Observe que no início do conteúdo, coloquei uma sigla mais acima chamada de IRA (impressão, repetição e associação), pois colocar siglas é uma das melhores formas que aprendi para memorizar os pontos mais importantes ou etapas que terei que seguir em quaisquer coisas que quero realizar.

            Podemos também utilizar associação com nomes de pessoas, por exemplo, Pedro rima ou associa com pedra, mas Pedro é um pedreiro. Veja que podemos brincar na hora de associar, fazendo frases com as palavras que queremos aprender e dessa maneira, gravaremos muito melhor em nossa memória.

 

ENSINE

            Após seguir as três etapas da IRA (impressão, repetição e associação), deverá ensinar o que aprendeu, seja para você mesmo, para alguém próximo, ou para seus alunos. Isso faz com que o conteúdo fique cada vez mais gravado em nossa memória, pois quem ensina, está ao mesmo tempo, aprendendo.

 

Thiago Vital de Miranda, Coach.

Compartilhe nas redes sociais

Twitter
Facebook
Google+
WhatsApp
Imprimir