Como conseguir o primeiro emprego sem experiência

Como conseguir o primeiro emprego sem apresentar qualquer experiência é uma dúvida constante no dia a dia de muitas pessoas, especialmente dos jovens. Afinal de contas, a maioria das vagas tem no fato experiência um requisito básico, o que acaba desanimando vários candidatos na hora de buscar uma oportunidade no mercado de trabalho.

No entanto, esse tipo de desafio não deve ser encarado como algo desanimador, pelo contrário.

Esse é na verdade apenas mais um obstáculo, dentre tantos outros, que você enfrentará na construção da sua carreira profissional.

E para lhe ajudar nesse aspecto, separamos algumas dicas simples, porem muito eficientes sobre como conseguir o primeiro emprego, mesmo não tendo experiência profissional.

Confira!

 

Como conseguir o primeiro emprego com estas dicas incríveis

 

  1. A capacitação é a chave

A frase “Conhecimento nunca é demais” é perfeita para quem não sabe como conseguir o primeiro emprego sem contar com o fator experiência.

Realizar cursos e especializações é essencial para que você consiga conquistar uma vaga no mercado de trabalho.

É através da capacitação que você poderá expandir o seu conhecimento, e assim, chamar a atenção dos possíveis empregadores.

Hoje em dia, as empresas dão muito valor para quem se mostra empenhado em se capacitar e evoluir intelectualmente em sua carreira, pois dessa forma, muitos gestores entendem que, mesmo sem a devida experiência, o seu conhecimento e habilidades são o suficiente para lhe tornar um colaborador em potencial.

  1. Tenha um currículo claro e que chame a atenção do empregador

O seu currículo é a sua carta de apresentação. É através dele que você terá condições de mostrar um pouco do seu perfil e das suas habilidades.

Não fique tentando enrolar o recrutador, inserindo informações desnecessárias e que não sejam verídicas, apenas para deixar o documento mais extenso. Seja claro e objetivo.

Outra dica sobre como conseguir o primeiro emprego sem experiência, apenas com o seu currículo é mostrar todos os seus diferencias.

Você fez algum trabalho voluntário? Inclua isso no documento. Fez algum intercambio que te trouxe experiencias incríveis, inclua isso também.

São esses detalhes que mostrarão para o possível empregador todos os seus diferenciais.

  1. Toque projetos pessoais

Enquanto você não consegue um emprego de carteira assinada, vá criando projetos pessoais. Comece a fazer lembrancinhas para vender, entre em um grupo de voluntariado, participe de algum concurso cultural.

Todas essas experiências serão excelentes maneiras de chamar a atenção do mercado. Às vezes, você pode realizar alguma ação que esteja dentro da área da vaga de interesse, e que mostre ao empregador o quão qualificado você é para ela.

  1. Se prepara para a entrevista

Uma das dicas fundamentais sobre como conseguir o primeiro emprego, mesmo sem ter experiencia, é a entrevista.

Esse momento é temido pela maioria dos candidatos. No entanto, entenda que é durante a entrevista que você poderá mostrar todo o seu potencial, e convencer o empregador a dar a vaga para você.

A primeira coisa a ser feita é pesquisar profundamente sobre a empresa. Saber a história dela e o ramo de atuação é fundamental para que você mostre ao entrevistador que está realmente interessado na oportunidade.

Também tome cuidado com a vestimenta. Lembre-se, você precisa transparecer profissionalismo. Passe as roupas com cuidado e opte por peças mais formais.

Durante a entrevista, mantenha a calma e mostre segurança. Seja honesto caso você não saiba algo, mas, mostre que você tem interesse em aperfeiçoar os seus conhecimentos.

  1. Pesquise em todos os lugares

A Agência do Trabalhador não é o único lugar no qual você pode pesquisar por vagas. Hoje, existem várias plataformas na web voltadas justamente para profissionais do mercado.

O LinkedIn, por exemplo, é uma rede social criada especificamente para negócios. Através dela, você poderá entrar em contato diretamente com grandes empresas, e demonstrar os seus conhecimentos.

O Facebook, apesar de ser mais voltado para o entretenimento, também é uma plataforma onde você pode buscar por vagas, e até mesmo entrar em contato com empregadores.

E a dica de ouro para saber como conseguir o primeiro emprego sem experiência é não desistir. Talvez demore um pouco até que você consiga a vaga dos seus sonhos, mas é apenas com foco e determinação que você conquistará o seu lugar no mercado!

Gostou do post? Então comente abaixo e compartilhe conosco suas dúvidas/sugestões sobre o assunto!!!

Compartilhe nas redes sociais

Twitter
Facebook
Google+
WhatsApp
Imprimir

A Escola São Vicente de Paula tem o prazer de servir bem a mais de 20 anos, todos os nossos alunos, com dedicação em fazer o melhor.

#SejaDiferenteFacaSaoVicente

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

  • De Seg. a Sex. das 7:00 as 22:00
  • De Sab. das 7:00 as 18:00

© Todos os direitos reservados © 2018 Escola Técnica São Vicente de Paula.