Como escolher um curso técnico com estas 5 dicas incríveis

Como escolher um curso técnico com estas 5 dicas incríveis

 

Muitas pessoas desejam se especializar para ter mais oportunidades no mercado de trabalho, mas não fazem ideia de como escolher um curso técnico dentre tantas opções disponíveis.

Se este também é o seu dilema, então não se preocupe, pois nesse post apresentaremos a você algumas dicas incríveis para que consiga escolher o melhor curso técnico, ou seja, aquele que é compatível com suas habilidades e perfil de trabalho.

Confira!!!

 

Como escolher um curso técnico: Descubra agora com estas 5 dicas

 

Ter esse tipo de especialização no currículo é um grande diferencial. Isso porque, hoje em dia, empresas dos mais diferentes portes e segmentos buscam por mão de obra qualificada, até mesmo para agregar mais valor à companhia.

Sendo assim, escolher um curso técnico de qualidade e que se encaixe no seu perfil profissional, é um passo a mais que você pode dar para a conquista de boas oportunidades no mercado.

Se você quer saber como escolher um curso técnico, então a primeira dica que deve seguir é:

 

  1. Avalie quais cursos estão mais em alta no mercado

Atualmente, existem vários nichos que procuram por profissionais especializados.

Radiologia, Segurança do Trabalho, Edificações e Enfermagem (conheça um pouco mais sobre elas nesse link) são algumas das áreas que mais buscam por profissionais com curso técnico. A remuneração varia conforme o setor de atuação e também de acordo com a jornada de trabalho, mas a média de valor gira em torno de R$ 1.500 a R$ 3.000.

  1. Não esqueça de avaliar o seu perfil

Outro detalhe fundamental sobre como escolher um curso técnico é avaliar o seu perfil.

Um erro muito comum entre as pessoas que estão em busca dessa formação é escolher algo apenas pelas chances de trabalho, sem levar em conta se o curso escolhido vai realmente de encontro ao seu perfil.

Assim como uma faculdade, tenha em mente que esse tipo de especialização irá ter um grande impacto sobre a sua vida. Logo, considere também as suas preferências pessoais na hora da escolha.

Uma boa dica para você avaliar se tem o perfil para o curso técnico almejado é visitar sites de instituições e explorar as grades curriculares.

  1. Custo-benefício

A terceira dica sobre como escolher um curso técnico é avaliar o custo-benefício de cada opção. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é preciso desembolsar grandes quantias para ter uma formação com excelência.

Existem várias instituições no mercado que oferecem modalidades do gênero, com mensalidades acessíveis. Também é preciso levar em conta os cursos EAD. Além de serem mais baratos, eles dão mais flexibilidade para o aluno que precisa trabalhar e estudar.

Então, pesquise com calma todos esses fatores para só então avaliar se o custo-benefício do curso vale à pena.

  1. Reconhecimento do MEC

Esse é um fator primordial na hora de escolher um bom curso técnico. É comum que jovens procurem por esse tipo de especialização, sem levar em conta se a instituição é reconhecida pelo MEC.

Esse reconhecimento é fundamental para garantir que você terá um ensino de qualidade.

Para fazer essa verificação, basta acessar o site do Ministério da Educação e procurar pelo nome da instituição. No portal, é possível verificar a pontuação dela, bem como os cursos que são reconhecidos.   

  1. Fale com pessoas que se formaram no curso que você almeja

Por fim, a última dica sobre como escolher um curso técnico é falar com pessoas que realizaram a formação que você deseja. Uma conversa com esses profissionais te proporcionará uma visão mais realista do mercado de trabalho, bem como dos desafios da especialização.

É comum que pessoas iniciem um curso com um cenário sonhador da profissão. Ao falar com alguém da área, você consegue avaliar se realmente tem o perfil para aquele determinado nicho.

Todas essas dicas irão te ajudar a tomar a melhor decisão sobre qual curso técnico escolher. Lembre-se, esse tipo de formação pode alavancar a sua carreira profissional, abrindo portas para grandes empresas, e até mesmo para a abertura do próprio negócio.

Compartilhe nas redes sociais

Twitter
Facebook
Google+
WhatsApp
Imprimir

A Escola São Vicente de Paula tem o prazer de servir bem a mais de 20 anos, todos os nossos alunos, com dedicação em fazer o melhor.

#SejaDiferenteFacaSaoVicente

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

  • De Seg. a Sex. das 7:00 as 22:00
  • De Sab. das 7:00 as 18:00

© Todos os direitos reservados © 2018 Escola Técnica São Vicente de Paula.